SEJAS BEM VINDO

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segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Plano de Ensino – Matemática: 8º ano



IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

*1º Bimestre

01 – Diferentes escritas dos números

1.1 – Porcentagem e informação

1.2 – Cálculo de porcentagem

1.3 – Frações e medidas

02 – No caminho das potências e raízes

2.1 – A potenciação e suas propriedades

03 – Um grande encontro: álgebra e geometria

3.1 – Os quatro cantos

3.2 – Vamos aprender álgebra

3.3 – Cálculo algébrico com geometria

3.4 – Monômios

3.5 – Polinômios

3.6 – Valor numérico de uma expressão algébrica

04 – Problema do X

4.1 – Incógnitas

4.2 – Produtos notáveis

 

*2º Bimestre

05 – Fatoração: desmanchando o produto

5.1 – Fatoração: desmanchando o produto

06 – Frações algébricas: uma generalização das frações numéricas

6.1 – Frações algébricas... Para quê?

6.2 – Mínimo múltiplo comum

07 – Equações fracionárias

7.1 – Velocidade como fração algébrica

7.2 – Resolução de equações literais

7.3 – Resolução de equação fracionária literais

08 – Descoberta do valor das letras

8.1 – Resolução de sistemas pelo método da substituição

09 – Se representar... O que aparece?

9.1 – Plano cartesiano

 

*3º Bimestre

10 – Na dança da geometria, a álgebra é seu par

10.1 – Ângulos

10.2 – Geometria dos mosaicos

10.3 – Ângulos, retas e polígonos

11 – Formas da vida

11.1 – Classificação do que vemos

11.2 – Unidades de área

12 – Descoberta de novas simetrias

12.1 – Simetria

13 – Demonstração geométrica

13.1 – Triângulos

13.2 – Demonstração das propriedades do triângulo

13.3 – Outros elementos do triângulo

14 – Circulando

14.1 – Circunferência: ângulos e partes

14.2 – Circunferências que se cruzam

14.3 – Ângulos na circunferência

14.4 – Setores da vida

15 – Dados estatísticos para quê?

15.1 – Estatística

15.2 – Medidas de tendência central

V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

*Técnicas

ü  aulas expositiva e dialogada

ü  atendimentos e observações individuais e coletivas

ü  discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática

ü  utilização de material didático específico para determinadas aulas

*Recursos

ü  quadro e giz

ü  lousa digital

ü  artigos

ü  material impresso/xerocado

ü  cartolina/papel cartão, cola e tesoura

ü  Sala de informática/internet

ü  Apostila  

ü  Projetos

VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação serão diversificados:

• 03 provas devidamente agendadas ao longo do Bimestre;

• Trabalhos devidamente agendados ao longo do Bimestre;

• Nota de participação que contemplará freqüência, deveres, respeito e participação;

 

OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.

Professora Marinei de Oliveira

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