Utilizando a Propriedade Distributiva na Resolução de Equações
Resolver uma equação significa aplicar técnicas matemáticas no intuito de determinar o valor da incógnita. Algumas equações são constituídas de parênteses os quais precisam ser eliminados na determinação do valor desconhecido. Essa simplificação dos parênteses pode ser feita através da utilização da propriedade distributiva. Após a aplicação da propriedade distributiva, o processo de resolução deve ser conduzido normalmente. Os exemplos a seguir demonstrarão processos de resolução de equações partindo do princípio da propriedade distributiva da multiplicação.
Princípio da Propriedade Distributiva da Multiplicação
a * (b + c) → ab + ac
2 * (x – 1 ) → 2x – 2
4 * (y – 2) → 4y – 8
6 * (x + 4) → 6x + 24
Exemplo 1
8 (x + 2) = 4 (x + 6) → aplicar a propriedade distributiva
8x + 16 = 4x + 24
8x – 4x = 24 – 16
4x = 8
x = 8 / 4
x = 2
Exemplo 2
8 (x + 3) = 40 → aplicar a propriedade distributiva
8x + 24 = 40
8x = 40 – 24
8x = 16
x = 16 / 8
x = 2
Exemplo 3
12x – 14 (1 – x) – 2 (10x + 4) = 0 → aplicar a propriedade distributiva
12x – 14 + 14x – 20x – 8 = 0
12x + 14x – 20x = 14 + 8
6x = 22
x = 22 / 6
x = 11 / 3
Exemplo 4
10 (2x – 1) = 4 (x + 4) → aplicar a propriedade distributiva
20x – 10 = 4x + 16
20x – 4x = 16 + 10
16x = 26
x = 26 / 16
x = 13 / 8
Exemplo 5
4x – 6 (4 – x) = 10 + 8 (2x + 1) → aplicar a propriedade distributiva
4x – 24 + 6x = 10 + 16x + 8
4x + 6x – 16x = 10 + 8 + 24
– 6x = 42 *(–1)
6x = –42
x = –42/6
x = – 7
Exemplo 6
10x – 20 (x – 1) = 40 – 30 (x – 2) → aplicar a propriedade distributiva
10x – 20x + 20 = 40 – 30 x + 60
10x – 20x + 30x = 40 + 60 – 20
20x = 80
x = 80 / 20
x = 4
Exemplo 7
2 (3x – 7) + 3 (x – 1) = 4 (2x – 3) → aplicar a propriedade distributiva
6x – 14 + 3x – 3 = 8x – 12
6x + 3x – 8x = –12 +14 + 3
x = 5
Exemplo 8
6 (x – 3) + 12 (2x + 1) = 24 – 15 (x – 4) → aplicar a propriedade distributiva
6x – 18 + 24x + 12 = 24 – 15x + 60
6x + 24x + 15x = 24 + 60 + 18 – 12
45x = 90
x = 90 / 45
x = 2
DESAFIOS MATEMÁTICOS "O orgulho no ofício obriga os matemáticos de uma geração a desembaraçar-se do trabalho inacabado dos seus antecessores." Autor: (E. T. Bell) “(...)Se nós vivêssemos sem a Matemática, isso fazia com que fossemos regularmente enganados pelos outros(...)” Autor: (Nuno Miguel de Sousa Barreira) "Toda a educação científica que não se inicia com a Matemática é, naturalmente, imperfeita na sua base." Autor: (Auguste Conté)
segunda-feira, 9 de maio de 2011
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