GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE CEILANDIA
CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 10
Trabalho de Matemática
7ª série ou 8º ano.....data de entrega 16/05/11 sala 11
Aluno: ........................................................................Nº. .......
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TERMO ALGÉBRICO OU MONÔMIO
Um produto de números reais, todos ou em parte sob representação literal, recebe o nome de monômio ou termo algébrico.
Exemplos: - xyz
Em todo monômio destacamos o coeficiente numérico e a parte literal (formada por letras). Nos exemplos acima temos:
O coeficiente é 7 e a parte literal é
O coeficiente é e a parte literal é
O coeficiente é e a parte literal é
O coeficiente é e a parte literal é
Observação: Todo número real é um monômio sem parte literal.
Exemplos:
OPERAÇÕES COM MONÔMIOS
Adição e Subtração
a) 2x - 5x =
Coeficiente:
Parte literal:
b) - m - m =
Coeficiente:
Parte literal:
c) 4a² - 9a² =
Coeficiente:
Parte literal:
d) 3m - 3m=
Coeficiente:
Parte literal:
e) 4ax - 3ax =
Coeficiente:
Parte literal:
f) 3m²x - m²x =
Coeficiente:
Parte literal:
g) x + x =
Coeficiente:
Parte literal:
h) 5m - m =
Coeficiente:
Parte literal:
i) t + t =
Coeficiente:
Parte literal:
j) a + a =
Coeficiente:
Parte literal:
k) 3k - k =
Coeficiente:
Parte literal:
l) 6x - 9x =
Coeficiente:
Parte literal:
m) a² + a² =
Coeficiente:
Parte literal:
n) 3m² - m² =
Coeficiente:
Parte literal:
o) x³ + x³ =
Coeficiente:
Parte literal:
p) 4t² - 6t² =
Coeficiente:
Parte literal:
q) 2l + 5l =
Coeficiente:
Parte literal:
r) 7w + 8w =
Coeficiente:
Parte literal:
DESAFIOS MATEMÁTICOS "O orgulho no ofício obriga os matemáticos de uma geração a desembaraçar-se do trabalho inacabado dos seus antecessores." Autor: (E. T. Bell) “(...)Se nós vivêssemos sem a Matemática, isso fazia com que fossemos regularmente enganados pelos outros(...)” Autor: (Nuno Miguel de Sousa Barreira) "Toda a educação científica que não se inicia com a Matemática é, naturalmente, imperfeita na sua base." Autor: (Auguste Conté)
quinta-feira, 19 de maio de 2011
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