LER: PAG. 7 á 12
COPIAR ATIVIDADE DA PAG. 13 NO CADERNO
Porque aprender estatística?
Imagine que você está lendo os primeiros capítulos de um livro e com base nas informações contidas neles, você torna-se capaz de fazer algumas suposições de como a história vai terminar. Esta é uma das grandes razões de se estudar estatística. Com as ferramentas adequadas e com um sólido embasamento estatístico, é possível usar uma amostra limitada para fazer previsões inteligentes e precisas sobre toda a amostra. Isto é o que o conhecimento em estatística pode fazer por você.
Hoje em dia, estatística é um dos assuntos mais importantes que uma pessoa pode aprender. Jornais estão cheios de dados estatísticos e qualquer um que não conheça estatística corre o risco de ser levado a tomar decisões incorretas em sua vida. Políticos e publicitários costumam usar estatística para deturpar a verdade a seu favor. Por exemplo, uma empresa que vende rações para gatos pode dizer que 8 em cada 10 donos de gato dizem que seus gatos preferem a ração vendida pela empresa. O que a empresa não iria revelar é que só foram entrevistados donos de gato que foram encontrados no supermercado comprando a ração da empresa. Um conhecimento de como funcionam os métodos estatísticos pode ajudar as pessoas a não se deixarem levar por propagandas enganosas.
Além disso, quase todas as áreas de conhecimento usam estatística de algum modo, pois quase todas elas lidam com dados coletados empiricamente. Algumas ciências usam a estatística aplicada tão extensivamente que elas tem uma terminologia especializada. Estas disciplinas incluem:
Bioestatística
Estatística Comercial
Estatística Econômica
Estatística Engenharia
Estatística Física
Estatística Populacional
Estatística Psicológica
Estatística Social (para todas as ciências sociais)
Análise de Processo e Quimiometria (para análise de dados da química analítica e da engenharia química)
Fonte: http://pt.wikiversity.org
DESAFIOS MATEMÁTICOS "O orgulho no ofício obriga os matemáticos de uma geração a desembaraçar-se do trabalho inacabado dos seus antecessores." Autor: (E. T. Bell) “(...)Se nós vivêssemos sem a Matemática, isso fazia com que fossemos regularmente enganados pelos outros(...)” Autor: (Nuno Miguel de Sousa Barreira) "Toda a educação científica que não se inicia com a Matemática é, naturalmente, imperfeita na sua base." Autor: (Auguste Conté)
sábado, 24 de março de 2012
ATIVIDADE I NOÇÕES DE ESTATÍSTICA 9º ANO CED 11 23/03/2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário